solidariedade

Criado durante a pandemia, projeto solidário que serve refeições no Beco do Beijo pede doações

Fellipe Medeiros

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

No auge da pandemia, em agosto de 2020, as aposentadas Michelle dos Santos, 40 anos, e Iracema Maria, 74, se uniram para criar o projeto 'Mãos Unidas'. A iniciativa voluntária prepara e serve refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social na casa dos fundos de Michelle, na Vila Aparício de Morais, popularmente conhecida como Beco do Beijo, em Camobi. 

Em mais de um ano de existência, o projeto solidário passa por constantes dificuldades. Segundo Michelle, no início do projeto elas contavam com várias pessoas ajudando, porém, com o avanço da Covid-19, alguns voluntários morreram e outros deixaram de contribuir.

- Eu, dona Iracema e outras pessoas, nos juntamos para ajudar a população do Beco do Beijo e região. Hoje, ficamos nós duas. Algumas foram vítimas da Covid-19. A intenção sempre foi ajudar as famílias pobres nesse momento, em especial as crianças - comentou.

Cirurgia do Husm é a primeira transmitida ao vivo no Brasil

As aposentadas contam que esperam continuar com o projeto enquanto puderem, pois, mesmo diante da dificuldade em conseguir doações, o trabalho é necessário.

- A gente está batalhando, fazendo o que podemos fazer. Estamos com falta das coisas, mas temos fé que tudo irá melhorar e vamos continuar fazendo esse serviço. Eu gosto muito do que fazemos. Estamos batalhando juntas - comenta Iracema.

Patrulha da Matrícula já percorre escolas de Santa Maria

Com o passar do tempo, as doações foram diminuindo. Michelle e Iracema lamentam a situação e dizem ter medo de não conseguir continuar com a distribuição de refeições semanalmente. Segundo elas, cerca de 20 pessoas contribuem mensalmente, mas além de alimentos, também é preciso dinheiro para pagar o gás e eletricidade do ambiente.

- Através das redes sociais, peço ajuda nos grupos. Mas neste momento, a alimentação está ruim, pois as doações caíram muito no mês de novembro, e devido à falta do gás, pensei em não continuar com o projeto. Mas Deus me deu uma luz e consegui uma doação - revela Michelle.

Espetáculo ensina crianças sobre a importância da doação de órgãos

SERVIÇOS:

  • Distribuição de refeições, todas as quartas-feiras, às 18h
  • Local - Avenida Oito de Junho, nº 16, Vila Aparício de Morais (Beco do Beijo), em Camobi
  • O projeto aceita doações de roupas de cama e fraldas geriátricas para pessoas acamadas

COMO CONTRIBUIR?

  • O projeto "Mãos Unidas" está precisando de doação de todos os gêneros alimentícios, roupas de cama, fraldas geriátricas e qualquer valor em dinheiro
  • Pessoas interessadas em ajudar o projeto, podem pedir informações através do WhatsApp (55) 99701-4936 e marcar uma visita
  • O projeto possui um grupo no WhatsApp, onde contém todas as informações, como notas fiscais, contribuições e necessidades. Os interessados em participar podem entrar em contato pelo número mencionado acima

CAMPANHA DE NATAL

O projeto está em busca de doações de brinquedos para a ação "Natal da criança carente". Pessoas que queiram contribuir, devem entrar em contato diretamente com Michelle.

(Colaborou Fellipe Medeiros)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Auxílio Inclusivo Municipal começa a ser pago nesta sexta-feira

Desolação e memórias trágicas: quase nove anos depois, veja como está o interior do prédio da Kiss Próximo

Desolação e memórias trágicas: quase nove anos depois, veja como está o interior do prédio da Kiss

Geral